Eventos celebram 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica

O auditório da Biblioteca Central sediou, nesta segunda-feira (3), uma série de atividades para comemorar os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da UFV (PPGED). O primeiro deles foi o seminário 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica: marcos de uma trajetória, apresentado pela coordenadora PPGED, professora Rita de Cássia Pereira Farias.

Segundo ela, o mestrado em Economia Doméstica foi o primeiro da América Latina e, até o momento, já teve 198 dissertações defendidas. “Ter o curso de pós-graduação foi um salto muito grande, pois, por meio das pesquisas, é possível desvendar vários aspectos do ambiente doméstico, as relações de produção de consumo e as situações que acontecem entre a família e a comunidade.”

A abertura do evento comemorativo contou com as presenças do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Eduardo Seiti Gomide Mizubuti; do diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, professor Walmer Faroni, e da chefe do Departamento de Economia Doméstica, professora Tereza Angélica Bartolomeu.

O pró-reitor Eduardo Mizubuti lembrou que eventos como esse são importantes para reflexão; para se pensar o que aconteceu de bom e o que precisa melhorar. “Tudo isso define uma trajetória do que também está por vir”, ressaltou.

Para o professor Walmer Faroni, a comemoração é extremamente importante para o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH). “O Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica foi o pioneiro dos cinco que o CCH tem atualmente. Ele vem dando uma grande contribuição por meio das pesquisas desenvolvidas e da qualificação dos seus profissionais”.

Atividades
Além do Seminário da coordenadora do PPGED, a comemoração também contou com relatos de experiências de ex-mestrandos; com a palestra Vivência no Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica, proferida pela professora Neuza Maria da Silva, e com a entrega de certificados a pessoas que fizeram parte da história do Programa pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e pelo diretor do CCH, Walmer Faroni.

Programa
A criação do PPGED foi autorizada, em 1992, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de aprofundar os conhecimentos teóricos dos profissionais da área. Seus pesquisadores são capacitados para interpretar e compreender os processos econômicos e simbólicos da família e suas relações de interação com os demais sistemas da esfera pública da sociedade.

Na foto (esq.), um registro da mesa com os professores Rita de Cássia Farias (também na foto à dir.), Eduardo Mizubuti, Walmer Faroni e Tereza Angélica Bartolomeu.